Seguidores

17 de maio de 2008

Morre o precursor da "aldeia global”


Essa matéria foi extraída do Jornal do Brasil e acrescentada no blog do jornalista Ricardo Noblat, em 31 de dezembro de 2007. Porém, o precursor da aldeia global Hebert Marshall Mcluhan – um dos principais teóricos dos meios de comunicação e dos estudos midiológicos – morreu em 31 de dezembro de 1980. Isto é, há 27 anos.
No entanto, vários leitores ficaram confusos com essa informação. É importante ressaltar, principalmente para os futuros jornalistas, que vivemos numa era digital e os receptores modernos ganham outro nome: imersivos, como nos ensina Lúcia Santaella em seu livro "Navegar no Ciberespaço: o Perfil Cognitivo do Leitor Imersivo". Ou seja, para esses leitores a absorção de informações são complexas e, ao mesmo tempo, superficiais.
Para identificar a raiz do equívoco informado por Noblat foi preciso acessar mais de quatro sites e, só depois de vários minutos, percebi que o jornalista buscou essa matéria no site de “arquivo morto” no Jornal do Brasil.
Vale lembrar que o acúmulo de informações traz várias conseqüências. Ou seja, a notícia deixa de ter função e passa a narcotizar em vez de estimular os receptores. Esses conceitos recebem o nome de “disfunção narcotizante” – teoria concebida pelos sociólogos americanos Merton e Lazarsfeld.
Então, quando o indivíduo é bombardeado pelos meios de comunicação eles se livram do trabalho de pensar sobre o que vai fazer com o excesso de notícias. A partir de tal problemática surge à narcotização da consciência.
Assim, Ricardo Noblat publicou diversas notícias em 31 de dezembro de 2007. E para os leitores que não se deram ao trabalho de pesquisar ou até mesmo duvidar dessa informação, o célebre teórico Herbert Marshall Mcluhan morreu ano passado.

Site de "arquivo morto" do Jornal do Brasil:

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2007-12

http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2007/12/31/pais20071231013.html

Blog do Noblat:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp?a=111&periodo=200712

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=morre_precursor_da_aldeia_global&cod_Post=85405&a=111

Larissa Araújo.®